quinta-feira, 22 de maio de 2008

Opinião Ativa! - Feriado de Corpus Christi

O feriado Corpus Christi é uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório assistir à Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A 'Santa Igreja' sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.


A Festa no Brasil
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.


[ entenda mais sobre este assunto ]



Nota: A Bíblia diz que "E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai." [Mateus 26:26-29].
Esta forma obrigatória que a Igreja católica estabelece não exclui o real sentido do real sentido do sacrifício de Jesus por nós?
Dê a sua Opinião Ativa!





Ou







8 comentários:

Anônimo disse...

Ninguém é obrigado a participar do corpo de Cristo.
Não tem uma data específica pra isso.
Isso tem de ser a cada instante.
Em cada momento de nossas vidas devemos levar a indignação ao mesmo tempo da gratidão, do corpo de Jesus sendo transpassado por nós.

Abraço a Todos

Mateus disse...

Bom, não vejo qualquer coisa que seja dita obrigatória como sendo algo bom.

Mas, esta atitude da igreja católica na Idade Média nos ajuda a lembrar o quanto o sacrifício de Cristo e, a benção de podermos fazer parte de Sua família, deveriam ser importantes em nossa vida e tomar um lugar de destaque.

É aquela história, escrevendo certo por linhas tortas.


Abraço!! Rádio Nota 10!!

Anônimo disse...

na minha opniao esse dia nao deveria ser tao "santificado" pois devemos nos lembrar de cristo a todos os dias e nao seria obrigatorio ter que ir a igreja esse dia pois jesus tambem nao foi obrigado a morrer por nos ele quis isso para nos salvar ...

Mariana disse...

Acredito que ninguém deve ser obrigado a participar de qualquer "comemoração" religiosa.
A questão de lembrar sobre o sacrifício de Cristo é válido, mas esta ocasião deve ser lembrada todos os dias de nossa vida.
Feliz sábado

Anônimo disse...

Não há nenhuma referência na bíblia para esse ritual estabelecidos por homens.As únicas solenidades que Jesus nos deixou foram a do batismo por imersão e a da santa ceia, e se deve seguir o exemplo que o próprio Deus nos deixou, nada de modificações por mais boas intençoes que se possam ter.Essas duas solenidades são perfeitas e apontam para Cristo e a expiação que ele fez por todo pecador.
Os discipulos liberam os novos cristãos não judeus de praticarem a circuscisão das crianças até oito anos por entenderem que seriam um fardo desnecessário a eles, então, porque os lideres religiosos modernos deveriam impor mais um dever para os crentes???
Pensem!!um abraço a todos os ouvintes da adcampo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

é incrível como as coisas acontecem em nossa vida... Ontem mesmo perguntei ao meu pai se esse feriado tinha algum significado p gente ou era soh p igreja católica. Daih coincidentemente a enquete de hj fala disso.. O que de fato me leva a crer q n tem nada a ver conosco mesmo! O sacrifício de Deus, o amor de Deus nunca pode ser comparado a uma obrigação!!! Vemos o sacrificio de Deus em nossa vida todos os dias, n sendo necessário nenhum dever imposto pela lei humana. Enquanto q a lei divina do descanso o povo esquece de cumprir...

mateus disse...

Eu acho que esse feriado é algo bom para todos, independente da religião, pois todos os "desavisados" lembram de Deus, ou de quem eles acreditam. Não serve só para católico